sábado, 27 de junho de 2020

A Importância do Controle de Sólidos no Tratamento Biológico

É indispensável o controle de sólidos na rotina operacional de uma estação de tratamento de efluentes. E o mais importante: para que se alcance a necessária eficiência no tratamento com o máximo de economia, os parâmetros de controle de sólidos devem ser acompanhados com bastante critério.

A implantação desse sistema não é cara e promove excelentes resultados. É uma ótima ferramenta que auxilia na detecção de futuros problemas e na tomada de ações corretivas no processo.


Um sistema de lodo ativado, por exemplo, exige o monitoramento de vários parâmetros correlacionados entre si, principalmente no que tange a etapa de tratamento biológico.  Assim teremos então: sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos totais, sólidos suspensos voláteis, índice volumétrico de lodo, relação de carga A/M, idade de lodo, razão de recirculação e descarte de lodo. Todos são parâmetros de controle necessários para um efetivo balanço de massa do tratamento biológico que vai garantir a eficiente depuração da carga poluidora do efluente.

À primeira vista pode até parecer muita coisa, muita exigência. Mas não é não. Esse é o mínimo necessário para a garantia de uma boa operação do sistema. A maior exigência está no quesito conhecimento – informação - que se resume em como obter esses indicadores e como, onde e quando aplicá-los.

A maneira desenvolvida para obter os parâmetros também pode contribuir muito para a economia do processo. Existem por exemplo, opções baratas e eficientes para se ter resultados diários de sólidos suspensos de maneira rápida e com baixo consumo de energia. Por outro lado, a implantação de um sistema regular de registro dos parâmetros de controle e a determinação das faixas normais de trabalho direcionam a tomada de decisão para ajustes no processo, sem que haja necessidade de assistência especializada em tempo integral.

Os benefícios de um controle de processo adequado e que é fundamentado no monitoramento e controle de sólidos são muitos. Quando se mantem uma relação de carga e a idade de lodo dentro da faixa de projeto, o aumento da eficiência da estação fica perceptível e diminui significativamente os problemas operacionais e os custos extras. Por outro lado, será produzido um lodo mais bem depurado que facilita e barateia o processo de secagem e destinação.

 

José Leonardo da Silva Cardoso

Diretor Técnico da Biotrakti

WhatsApp +55 12 98230-1037


Nenhum comentário:

A BIOTRAKTI é uma empresa paulista, situada no Vale do Paraíba, que atua em todo o Brasil, no segmento de engenharia, projetos, consultoria, e serviços de tratamento de água, efluentes industriais e resíduos sólidos em geral.

A BIOTRAKTI está capacitada para criar soluções de engenharia, de meio ambiente e operacionais, em atendimento às metas ambientais de sua empresa.