quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A Educação Ambiental e Seus Desafios

Quais os objetivos fundamentais da educação ambiental? Como vem sendo tratado o assunto ao longo do tempo? Como melhor influenciar o cidadão para a prática do desenvolvimento sustentável e democrático? Como a sua cidade trata o assunto? Essas e outras questões relacionadas as políticas educacionais você verá neste blog.


Está no artigo 1º da Lei 9.795/1999, que educação ambiental seja “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

A propósito, seguem algumas definições e dados históricos para que tenhamos uma percepção melhor da dimensão e importância da educação ambiental para a sustentabilidade do planeta.

São objetivos fundamentais da educação ambiental:

- Desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas relações ecológicas psicológicas, legais, políticas, sociais, econômicas, científicas e culturais;
- Garantir a democratização das informações, a participação individual e coletiva, responsável e permanente e a qualidade do meio ambiente como valor inseparável da cidadania;
- Estimular a cooperação e a busca de uma sociedade fundada nos princípios da liberdade, solidariedade, democracia e justiça social;
- Integrar a ciência e tecnologia;
- Fortalecer a cidadania, autodeterminação e solidariedade como fundamentais ao futuro com desenvolvimento sustentável e democrático.

Breve histórico da Educação ambiental pelo mundo:

Para auxiliar o leitor a compreender como a temática ‘educação ambiental’ vem se desenrolando ao longo de décadas, apresentamos aqui um resumo de seu histórico encontrado em “Educação ambiental: aspectos históricos e perspectivas”, de Sandra de Fátima Oliveira.

A expressão educação ambiental foi utilizada pela primeira vez em 1965 na Conferência de Educação da Universidade de Keele, na Inglaterra. Sua primeira definição era conservação ou ecologia aplicada e foi sugerida sua inserção na disciplina de biologia. Porém, devido a complexidade das questões ambientais, em 1968, a UNESCO conclui que a educação ambiental não deveria se constituir em uma disciplina específica.

Nesse mesmo ano, um grupo de 30 pessoas de diversas formações e de diferentes países começou a se reunir em Roma para debater o futuro da humanidade e, em 1972 apresentou seu relatório intitulado “Os Limites do Crescimento” trazendo um modelo de análise do que poderia  acontecer se a humanidade não mudasse seus métodos econômicos e políticos, sem levar em conta os aspectos ecológico e social.

Esses questionamentos e a crise do petróleo daqueles anos resultaram na 1ª Conferência sobre Meio Ambiente Humano, organizado pela ONU e realizado em 1972, em Estocolmo, onde também foi abordada a questão da educação ambiental. Daí saiu proposta de criação do programa internacional de educação ambiental, que seria formalizado em 1975 no Seminário sobre Educação Ambiental que aconteceu em Belgrado.

Em 1977, na Geórgia, aconteceu a 1ª Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental. Daí saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a educação ambiental ainda hoje utilizados.

Na década de 1980, o Brasil consegue as bases legais para a união oficial entre a educação e a defesa do meio ambiente, a exemplo da Lei nº 6.938/81 que institui a Política Nacional do Meio Ambiente e o artigo 225 da Constituição Federal de 1988.

Logo tivemos a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio/92 e o fórum global. Destes, saíram as principais referências para a prática da educação ambiental, como a Carta Brasileira para Educação Ambiental, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, a Carta da Terra e Agenda 21.

O Brasil iniciou em 1994 a elaboração do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e em 1997 concluiu os Parâmetros Curriculares Nacionais. Estes PCNs indicam a inclusão da educação ambiental no currículo das séries iniciais de forma transversal. É um processo de inovação educativa, que envolve professores, estudantes, comunidade e secretarias da educação estaduais e municipais.
Em 2002, o poder executivo brasileiro regulamenta a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental - Lei 9.795/1999, através do Decreto 4.281.

Desenvolvimento sustentável nas cidades:

A educação ambiental é um grande diferencial das administrações, porque ela aponta para a valorização dos processos coletivos de tomada de decisões, focado na ética da vida, na solidariedade e na cidadania. Desse modo previne os passivos ambientais e preserva a qualidade de vida, os recursos e as paisagens naturais dos municípios e regiões em que está inserida.
Para influenciar o cidadão na prática ambiental sustentável, os governos devem disponibilizar as estruturas públicas municipais com programas e projetos de educação ambiental. A abrangência desses trabalhos vai desde os sistemas formais de ensino, passando pelos servidores, consumidores e demais agentes econômicos. Os resultados dos projetos devem ser acompanhados por indicadores de desempenho e avaliação.

Educação ambiental em Jacareí/SP:

É oportuno registrar que em nossa cidade sede, Jacareí/SP, foi sancionada a lei que institui a Política Municipal de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA), conforme notícia de 23/10/18 do site da prefeitura.

Em Jacareí, o poder público se compromete a promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e nos órgãos da administração pública. Realizará também o engajamento da sociedade nas questões socioambientais, diretamente ou por meio de parcerias.

Quanto ao PROMEA Jacareí, este é um importante instrumento de gestão que tem a finalidade de orientar a implementação de políticas públicas, estratégias e ações na área de educação ambiental, de acordo com as normativas federais e estaduais, como o Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Política Estadual de Educação Ambiental de São Paulo, para propor medidas que garantam a promoção da educação ambiental de forma gradual e efetiva.

Um dos principais objetivos do Programa Municipal de Educação Ambiental de Jacareí, é a construção da Agenda 21 do município, visando o planejamento para uma sociedade sustentável que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Para saber mais e conhecer os documentos da política e do programa jacareiense de educação ambiental, consulte este link.

O exemplo local de nossa política e programa da educação ambiental - bem como o de outras cidades de vanguarda - serve como referência para o que deve naturalmente pipocar dia após dia na grande maioria dos 5570 municípios brasileiros. É necessário que seja assim! Nossa sociedade precisa se transformar para encarar os desafios ambientais de maneira eficiente em todas as dimensões da vida. A sociedade contemporânea necessita de ações bem orientadas pela ética, pela responsabilidade e pela solidariedade para garantir a sobrevivência da espécie. É por isso que precisamos de políticas e programas públicos bem estruturados para que o país possa alcançar os objetivos fundamentais estabelecidos na Lei da Política Nacional de Educação Ambiental.


José Leonardo Cardoso
Diretor Técnico da Biotrakti

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