quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Educação Ambiental nas Escolas, nas Empresas e no Município de Jacareí

A Educação Ambiental vem ganhando relevância em nossa sociedade. Ela é a melhor ferramenta que temos para o desenvolvimento de uma consciência ecológica coletiva, que valoriza o respeito ao meio ambiente e a relação mais equilibrada dos indivíduos com os bens de consumo.

Em Jacareí, cidade do interior paulista, o tema Educação Ambiental está a se multiplicar nas escolas, empresas e na administração pública. É disso que falaremos hoje!


É de conhecimento de todos que o ambiente escolar é o melhor espaço para a construção de novas ideias e para desenvolvimento de novos valores e atitudes que promovam a sustentabilidade ecológica e social. Por isso ele se torna estratégico para a realização de trabalhos de educação ambiental que vem sendo oferecidos pelos cursos de extensão universitária, pelas empresas e pelo Estado em suas diversas formas de atuação.

Nas escolas, a educação ambiental em seu formato de programa paralelo, procura envolver toda a comunidade escolar. É aí que professores, funcionários e alunos devem interagir na construção de atitudes e competências que venham minimizar os impactos ambientais locais através de intervenções nos hábitos rotineiros. O conteúdo desse programa deve abarcar todas as disciplinas do currículo escolar e se relacionar com a realidade circundante. Esse processo permite atualizar os conhecimentos e promover maior consciência dos problemas ambientais ao redor, atendendo alunos desde a creche até a universidade.

É verdade que as mazelas que se abatem sobre o ensino no Brasil, tem deixado muito a desejar. Mas, também é verdadeiro que já podemos contar com ações muito positivas no quesito ambiental. Um dos exemplos são os cursos de extensão universitária que, entre inúmeras abordagens, tem proporcionado atualização profissional e programas de capacitação aos magistrados.

A extensão universitária se caracteriza como um processo educativo, científico e cultural. É um processo formado por um ajuntamento de ações apropriadas para a articulação do ensino e pesquisa e para a realização do relacionamento transformador entre universidade e sociedade. Promove a geração de conhecimento através do confronto entre realidade, conhecimento acadêmico e a participação concreta da comunidade na atuação da universidade.

Outro exemplo, são as empresas que desenvolvem programas de educação ambiental direcionados para seus funcionários, para escolas públicas e municipais e para a comunidade de seu entorno. Algumas delas desenvolvem seus projetos com o apoio de acadêmicos extensionistas. No ambiente escolar, conscientizam crianças a partir dos 3 anos sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente em que vivem. Fazem isso de forma divertida e didática, com brincadeiras que simulam a separação do lixo, cuidados com a água e com a terra.

A Fibria (atual Suzano S/A) ilustra bem esse tópico com a edição mensal do JornalEco. Suas páginas trazem mensagens de preservação ambiental, fáceis de serem trabalhadas em sala de aula como apoio paradidático. No encarte destinado aos mestres há uma variedade de atividades sugeridas para serem desenvolvidas com os alunos. A publicação, com tiragem de 70 mil exemplares, é distribuída nas escolas públicas das áreas de atuação da empresa nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

A propósito, não poderia deixar de citar que durante as férias, os núcleos de educação ambiental da Fibria, costumam oferecer oficinas gratuitas as comunidades locais. Para ilustrar, anexamos o link da programação do NEA de Jacareí que conta com criação de brinquedos de madeira, papel artesanal, hortas e jardins verticais, entre outras opções de fácil manuseio que promovem a criatividade e a educação ambiental.

Muitas outras empresas da cidade e região procedem da mesma forma. Cada qual desenvolve sua atividade de educação ambiental mediante o diagnóstico das necessidades próprias de seu processo e da comunidade do entorno. Assim, elaboram os indicadores e determinam as metas a serem atingidas. Uma vez posto em prática seu programa, fazem o monitoramento sistemático e avaliação dos resultados.

A prefeitura de Jacareí também está fazendo sua parte nesse processo. Durante o primeiro semestre do ano passado, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, realizou um curso de formação de professores em educação ambiental. Participaram do projeto a EMEF Adélia Monteiro e a EMEI João Lino. Estas escolas foram escolhidas por estarem próximas ao Viveiro Municipal. De acordo com a gerente de Educação Ambiental, Graciela de Oliveira, o conteúdo, que fora determinado no ano anterior depois de reuniões com representantes da Secretaria da Educação, almeja a aplicação dos conceitos da educação ambiental em sala de aula.

Nesse ano, a Secretaria do Meio Ambiente, já abriu a agenda do NEA para visitas entre os dias 20 e 27 de fevereiro. As atividades contempladas foram: orientação sobre correto descarte de resíduos domésticos, doação de plantas medicinais, formação de professores na EMEF Maria Regina Cachuté - no bairro Imperial - para fomentar a prática do correto descarte junto à comunidade local e acolhida do CRAS Centro. Veja agenda.

Outro recurso muito útil para a implementação e multiplicação dos projetos ambientais, seria as associações de moradores - mais conhecidas como sociedades de amigos de bairro - e as associações de condomínio. Porém, em breve levantamento, percebemos que essas associações não estão atuantes. Elas, que teriam o propósito de cuidar da qualidade de vida dos moradores e de representa-los junto aos poderes públicos, poderiam estar funcionando em consonância com o poder executivo, se tornando um valioso recurso tático na aplicação do programa municipal de educação ambiental. Lembrando que essas associações têm o potencial da comunicação individual e social, imprescindível para a discussão de prioridades, fixação de objetivos, obtenção de contribuições, atração de voluntários, promoção de atividades e divulgação das realizações.

Apresentamos de forma resumida o modo de atuação dos programas de educação ambiental existentes em nossa cidade e região. Os exemplos dados representam uma pequena parcela do que tem sido feito – (?) ou do que deva ser feito - pela nossa sociedade para preservação e conservação do ambiente em que vivemos.

Sabemos ainda que existem muitas outras possibilidades a serem exploradas para o desenvolvimento de novos valores que promovam a sustentabilidade ecológica e social. Portanto, cabe a cada um de nós, se perguntar: - o que posso fazer em meu dia a dia para contribuir com um futuro mais sustentável? Como devo evitar os desperdícios? Como diminuir a utilização de produtos descartáveis? Como reciclar e reutilizar produtos para que não se tornem lixo? Como fazer o descarte correto do meu lixo? – São perguntas como estas que irão alimentar de forma contínua nosso processo educativo ambiental.


Autor: José Leonardo da Silva Cardoso
Diretor Técnico da Biotrakti – Consultoria e Assessoria Técnica Ambiental

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