sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

AVALIAÇÃO MICROSCÓPICA DO LODO ATIVADO

Introdução


No artigo “Controle de Sólidos em Sistema Aeróbio de Lodo Ativado” publicado nesse blog em 15/04/2015, nós vimos que “lodo ativado” são os flocos produzidos no esgoto pelo crescimento de bactérias na presença de oxigênio dissolvido. Depois de retornados aos reatores biológicos, esses flocos depuram ainda mais matéria orgânica existente no esgoto e a sedimentam como lodo no decantador secundário. É nesse processo que a biomassa do sistema normalmente aumenta, retendo e reduzindo a matéria orgânica poluente para liberar o efluente adequadamente tratado para o meio ambiente. Porém, em diferentes momentos do processo surgem variáveis que, por sua natureza, podem ficar fora de controle e então alterar substancialmente as características morfológicas e microbiológicas do lodo.

lodo ativadoPor ser composto em grande parte por bactérias vivas, o floco do lodo ativado é sensível a variações bruscas, tais como oscilações nas quantidades de poluentes que entram na ETE (demandas química e bioquímica de oxigênio), aumento da toxidade, aumento de carboidratos de fácil biodegradação, variações na temperatura, no pH, entre muitas outras. Essas mudanças nas condições ambientais, provocadas pela composição do afluente ou por problemas operacionais da estação, irão interagir na biomassa que o recebe e consequentemente alterar a qualidade e quantidade dos elementos que constituem o floco. Tais mudanças poderão interferir na matriz de polissacarídeos, diminuir ou aumentar a população de bactérias formadoras de flocos ou de filamentosas, ou mesmo prejudicar o processo de adesão das partículas coloidais da biomassa.

Essas alterações estruturais do material biológico acabam por refletir nas características de sedimentação e adensamento do lodo no decantador secundário, vindo a prejudicar a separação e clarificação do efluente final. Daí a importância da avaliação microscópica do lodo ativado, para definição das possíveis causas das dificuldades na separação do lodo formado e ajuste adequado do sistema operacional.

- O que é avaliação microscópica do lodo ativado?


Resumidamente, podemos dizer que é a avaliação das características de formação do floco biológico, tais como tamanho, firmeza, formato e compactação, juntamente com a identificação e quantificação das bactérias filamentosas, protozoários e metazoários encontrados no meio.

Apesar da avaliação microscópica do lodo ser uma ferramenta ainda não tão conhecida no Brasil, em alguns países ela é considerada indispensável para sistemas de lodo ativado que atendam a mais de 10.000 habitantes, como na Alemanha, por exemplo.  Isso ocorre devido ao reconhecimento de sua importância na verificação das condições operacionais e avaliação de eficiência do sistema.

- Como é feita a avaliação microscópica do lodo ativado?


microscopia do lodo ativadoA avaliação normalmente é feita em microscópio biológico calibrado utilizando-se de uma amostra fresca, coletada próxima a saída do tanque de aeração. O objetivo é caracterizar a estrutura do material biológico, investigando o tamanho, formato e grau de compactação dos flocos, e identificar os micro-organismos predominantes. 

A esses dados microscópicos, são juntados os parâmetros físicoquímicos (quantidade de sólidos no tanque de aeração, índice volumétrico de lodo, pH, DBO, etc) para serem relacionados a eficiência do processo.

É importante dizer que essas ferramentas juntas são o carro chefe do verdadeiro controle de processo de um sistema de lodo ativado, seja para uma estação de tratamento de efluente doméstico ou industrial.

No próximo artigo, abriremos mais o leque para abordar o assunto de forma mais detalhada, onde iremos investigar as principais características morfológicas do lodo ativado e suas causas. Feito isso, numa terceira oportunidade, estudaremos os micro-organismos existentes e sua função como instrumento de diagnóstico de processo.


Vale lembrar que existe vasta literatura técnica específica em sites diversos, em livros da CETESB e outras fontes de igual importância, como os livros de Marcos von Sperling, David Jenkins e outros. Nessas referências, o interessado poderá absorver suficiente conhecimento teórico e experimental para então confrontá-los com os eventos de sua rotina profissional e desenvolver um melhor controle de sua estação. 


Nenhum comentário:

A BIOTRAKTI é uma empresa paulista, situada no Vale do Paraíba, que atua em todo o Brasil, no segmento de engenharia, projetos, consultoria, e serviços de tratamento de água, efluentes industriais e resíduos sólidos em geral.

A BIOTRAKTI está capacitada para criar soluções de engenharia, de meio ambiente e operacionais, em atendimento às metas ambientais de sua empresa.