segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Sua Caixa D’água Está Limpa?

A limpeza da caixa d’água é um procedimento que jamais deve ser negligenciado. A qualidade da água que consumimos e a nossa saúde estão intimamente ligadas. Por isso mesmo, é indispensável o cuidado periódico com as instalações hidráulicas e com a higienização da caixa d’água, seja em casa, nos condomínios, nas escolas, nos restaurantes, nos hotéis, etc.


A caixa d’água deve ser limpa a cada seis meses. Geralmente são escolhidos os períodos de menor utilização de água para execução dos serviços. Por exemplo, em casas de veraneio, as caixas devem ser limpas no inverno, para que no verão estejam prontas para uso. Nas escolas, os serviços podem ser executados no recesso de julho e nas férias do final de ano. Em algumas indústrias, esses serviços são agendados para serem feitos nas paradas de fábrica, pois requerem um aparato mais sofisticado e treinamentos de segurança mais exigentes, devido ao trabalho em grandes alturas e em espaços confinados.

Para fazer a limpeza de caixa d’água residencial, que costuma ser de quinhentos ou mil litros, basta ter mangueira ou dreno para esgotamento, panos, escova de fibra vegetal, pá, balde e água sanitária. Botas, luvas e máscara são necessárias para proteção de quem efetua o serviço.

É vedado o uso de escova de aço, palha de aço ou vassouras. Nunca se deve usar detergente, removedor, sabão ou qualquer outro produto químico que não seja a água sanitária. Também se evita esgotar a caixa pelo encanamento para não pegar ar no sistema.

O processo de limpeza da caixa se inicia com o bloqueio da entrada de água e da saída de fundo. Então se esgota 80% do conteúdo. Daí se faz a esfregação das paredes internas com escova ou pano e a recolha da sujeira decantada. Após a remoção do caldo, se faz três enxagues de repetição escoando pelo dreno. Então se adiciona um palmo de água nova à caixa para diluir 2 litros de água sanitária. Essa solução deve permanecer por duas horas no interior da caixa e a cada trinta minutos deve ser utilizada para molhar as paredes internas. Feito isso, retira-se o tampão do fundo e abrem-se as torneiras e descargas para terminar a desinfecção – cuidado para não entrar ar no encanamento. Em seguida é liberada a entrada de água na caixa.

A caixa deve ser tampada corretamente, limpada por fora e isenta de entulhos no entorno. Para finalizar, deve-se aplica um inseticida com efeito residual na laje para evitar a aproximação de vetores.

A higienização de caixas d’água é um processo simples e de baixo custo, porém demanda certos cuidados que fazem muita diferença na qualidade final da água que sai em sua torneira.

 

 José Leonardo da Silva Cardoso
Gestor Ambiental e Diretor Técnico da Biotrakti

Nenhum comentário:

A BIOTRAKTI é uma empresa paulista, situada no Vale do Paraíba, que atua em todo o Brasil, no segmento de engenharia, projetos, consultoria, e serviços de tratamento de água, efluentes industriais e resíduos sólidos em geral.

A BIOTRAKTI está capacitada para criar soluções de engenharia, de meio ambiente e operacionais, em atendimento às metas ambientais de sua empresa.